segunda-feira, 24 de dezembro de 2012

Hora do Exercício


O organismo humano apresenta alterações fisiológicas durante as horas do dia, mas não há comprovações científicas sobre qual o melhor período para atividades físicas. O certo é ir para o treino não se importando com o horário.

Pela manhã, os estudos indicam aumento de níveis hormonais importantes para o treinamento, como a testosterona, hormônio responsável pelo aumento da massa muscular. Para atletas, essa é uma diferença importante. Já para quem treina apenas para manter a forma e a saúde, esses índices não chegam a fazer diferença.

Para quem pratica atividade física pela manhã, é importante não ir para o treinamento imediatamente ao acordar. A ação não provoca problema para o sistema cardíaco, como se pensava antigamente, mas é prudente despertar adequadamente para que o corpo esteja mais preparado para a atividade.

Outro ponto importante é não fazer atividade física em jejum. Ao dormir, ficamos em torno de 6 a 8 horas sem  nos alimentar. Com isso, as reservas energéticas diminuem. Para quem treina pela manhã, é imprescindível realizar um desjejum para aumentar a glicemia.  Banana amassada com mel ou um pedaço de bolo simples com leite de soja são bons exemplos de refeições pré-treino.

A atividade física noturna deve seguir as mesmas regras do treinamento matinal. Vale ressaltar que o cortisol, hormônio relacionado à degradação de proteínas e não muito bom para o treinamento, pode estar em níveis elevados no organismo, por causa do estresse do dia.

O grande problema da atividade física no horário da noite é que, a depender da hora do treino, ele pode atrapalhar o momento do sono. O treinamento acelera o metabolismo, aumenta a frequência cardíaca e pode atrasar a vinda da sonolência, mantendo a pessoa alerta por mais tempo. E, na rotina do treinamento, o descanso é fundamental.

Diante disso tudo, não se pode dizer que exista um horário mais adequado para a atividade física. O importante é respeitar o relógio biológico de cada um, sua disposição ao horário, sua rotina de vida (trabalho, refeições, lazer) e nunca deixar de realizar a atividade física. Exercite-se!

Nenhum comentário:

Postar um comentário