quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Dicas de Saúde





Fazer exercícios físicos regularmente colabora para atingir e manter um peso saudável

 
Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas, além de fortalecer os ossos e regular o sono.



A prática de atividade física acelera o metabolismo e ajuda a gastar energia armazenada. Auxiliam também na redução de gordura, preservando a musculatura, aliviam o estresse e fazem as pessoas se sentirem melhor.



O ideal é a regularidade nos exercícios sem sobrecarregar o organismo.



Não se esquecer dos alongamentos, que estimulam a circulação sangüínea, aquecem e lubrificam a musculatura e as articulações e oferecem maior disposição.



•Saber administrar o estresse é algo muito importante para manter o autocontrole.

Um grau elevado de estresse – ou a incapacidade de lidar com o mesmo – pode causar acidentes e problemas de saúde. Aprender a estabelecer prioridades e dizer “não” sem sentimentos de culpa pode ajudá-lo a reduzir o estresse em sua vida.


•Uma noite de sono tranqüila é essencial para repor as energias gastas durante o dia. Uma boa quantidade de sono por noite contribui para seu bem estar físico e emocional.


•Mantenha bons contatos sociais. Quando nos vemos divididos entre as demandas profissionais e da vida familiar, é fácil perder contato com amigos e familiares. Estas relações são essenciais para nosso bem estar. Trabalhe para “estar em contato”.


Diga não ao cigarro. O fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisemas e outras doenças de alto risco. Evidências mostram que o fumo passivo causa altas taxas de problemas respiratórios.


Para garantir a redução de peso e ter resultados a longo prazo, você precisa destas informações:



Ter paciência: O processo de ganhar peso levou vários anos ou dezenas de anos, para mudar maus hábitos também leva tempo, por isso, você precisa ter paciência para conquistar seus objetivos e manter peso.


•Mudar maus hábitos: Alguns pacientes pensam que a batalha de perder peso começa na segunda-feira e termina na sexta-feira, sem fazer esforços para modificar maus hábitos e desintoxicar o organismo. Para mudar maus hábitos alimentares precisamos de 90 a 120 dias, mantendo rigorosamente o programa de controle de peso.


Apoio: A maiorias das pessoas que querem eliminar peso e manter os resultados precisam de ajuda de um especialista ou nutricionista. Por falta dessa ajuda as pessoas desistem das dietas.


A sequência para manter o peso: Depois que você eliminou peso, precisará aprender a mantê-lo. È por isso que você precisa continuar no programa de manutenção pelo mesmo período que levou no processo de eliminação de peso.


De olho no melanoma (câncer de pele)


O melanoma se manifesta com a forma de pintas escuras assimétricas e diâmetro aproximado de um lápis.Nos homens é mais comum no tronco, nas mulheres aparece com mais freqüência nas pernas.



O sol é o inimigo número um da doença, principalmente, entre as pessoas de pele mais clara.





Os amantes do sol devem tomar cuidados redobrados, tais como uso diário de protetor solar, evitar a exposição ao sol das 10 às 15 horas e ter atenção especial com qualquer pinta que apareça, sobretudo nas regiões de atrito como as que são depiladas, no caso da mulheres.


Pós-operatório é importante para o sucesso da Lipo-aspiração


O pós-operatório de uma lipoaspiração é importante para que o resultado da cirurgia tenha sucesso. A realização de drenagens linfáticas e outros tratamentos reduzem o tempo de recuperação e melhoram ainda mais a estética do local onde foi realizada a aspiração da gordura.

A seqüência de um protocolo de tratamento pós-operatório adequado é de extrema importância para a recuperação do paciente. O uso combinado de terapias como drenagem com ultra-som, endermologia, infravermelho, e outras, diminui a fibrose (ondulação causada por uma reação do organismo no local onde foi introduzida a cânula para a aspiração da gordura) e faz com que o corpo reaja melhor. Realizar sessões de drenagem linfática a partir do dia seguinte à cirurgia facilita a modelagem corporal, melhora a cicatrização e acelera a recuperação.

 
Os pacientes usam cinta compressiva durante 30 ou 40 dias para manter a postura ereta e evitar dobras na barriga. Após duas semanas, o paciente é liberado para exercícios sem impacto e peso como a caminhada.Após 30 dias, o paciente já pode praticar esportes como corrida e fazer musculação.


O pré-operatório também é muito importante para evitar dores no pós-operatório. É recomendado que o paciente também faça sessões de drenagem linfática antes de realizar a cirurgia para desintoxicar o organismo e endermologia para ativar a circulação e desintoxicar o organismo.
Esses cuidados antes da realização da cirurgia também podem evitar as dores no pós-operatório.

 
O segredo da mastigação pode ajudar no emagrecimento


Um dos segredos da magreza pode se encontrar na mastigação, acredite se quiser.

Comer sem pressa como os especialistas recomendam e que a famosa sabedoria oriental transmite.
Além de prejudicar a digestão, engolir a comida sem mastigar direito pode agravar o problema para quem já apresenta a tendência para ganhar peso.

Na verdade, a princípio isso vai depender do tipo de alimento que é ingerido, pois a mastigação lenta possibilita as enzimas digestivas tenham um tempo maior para metabolizar os alimentos.

O intestino delgado é o responsável por selecionar o que deve ou não ser aproveitado pelo organismo, assim com o alimento devidamente mastigado, este processo de seleção se faz de forma mais apropriada.

Quando não são mastigados adequadamente, ou seja de forma rápida, eles não serão bem selecionados pelo intestino fazendo com que o organismo absorva muito mais do que deveria e do que necessita, tendo como consequência o ganho de peso.

No período noturno a tendência só tem à piorar já que após o sol se por, e o organismo começar a produzir melatonina, é também prejudicar o mecanismo de termogênese noturna.

Quem possui a tendência para engorar geralmente apresenta um "defeito" genético que propicia a produção em seu estômago, pâncreas e fígado e parte do intestino delgado de uma pequena molécula ativadora de um neuropeptídeo chama Y (NPY).
No cérebro, este neuropeptídeo inibe a liberação do hormônio de crescimento, isso é importante porque, em adultos que já completaram o crescimento, este hormônio tem outras funções, entre elas a de agir como neurohormônio que atua no metabolismo durante o sono.
A relação é muito fácil, quanto maior a ativação deste neuropepitíde, maior a vontade de ingerir doces no período norturno, tendo como consequência a menor liberação do hormônio do crescimento.

Com isso a termogênese noturna fica menor, ou seja, a capacidade que o organismo possui de queimar calorias para funcionar em repouso, assim todas as calorias que não foram queimadas durante o dia passam a se incorporar nos tecidos, fazendo com que o o beso engorde dormindo.

Para finalizar não esqueça que quanto mais tempo leva a mastigação, mais tempo o alimento terá para gotejar liquefeito no estômago.

Na verdade isso dará tempo ao cérebro de receber o estímulo e enviar a mensagem de saciedade, que leva o tempo mínimo de 15 minutos.

Outra vantagem para quem come devagar é que na maioria das vezes a pessoa não repete o prato.

Lembre-se que comer sem pressa faz com que você saboreie melhor os alimentos, coma apenas o necessário e de quebra ajuda seu organismo a absorver somente a quantidade necessária de calorias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário