sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Cuidados com a pele durante o inverno





Durante o inverno, a tendência da pele é apresentar algumas regiões mais ressecadas, isso demonstra que esta desidratada, tornando-se áspera, sem brilho, com descamação e maior tendência a irritação e envelhecimento. Para aquelas pessoas que já demonstram o envelhecimento, o sofrimento é um pouco maior nesta época, pois o frio provoca ressecamento natural. Neste período devemos ter maior preocupação com a pele, sempre hidratando a epiderme, camada superficial.



A hidratação define a quantidade necessária para a cútis (pele) apresentar melhor aparência e bom funcionamento.
Para hidratar a pele, devem-se utilizar cosméticos, que tem a capacidade de manter estável a quantidade de água na pele, por ação oclusiva que evita evaporação da água, ou por possuir ativos que atraem a água para si.
Importantes também é a ingestão de líquidos através da água e alimentos como as frutas, que irá irrigar todo organismo e a pele proporcionando melhor hidratação. O frio diminui a irrigação dos vasos superficiais propiciando a desidratação do tecido da pele, já no verão, o calor aumenta essa irrigação e a hidratação dos tecidos.


Por isso devemos tomar certos cuidados com a pele prevenindo suas alterações como o envelhecimento.
A esfoliação da pele é importante para a eliminação das células mortas, melhorando a textura além de otimizar o efeito do hidratante indispensável. Pode ser realizada na face e no corpo de preferência a cada 20 dias ou mais, dependendo da sensibilidade da sua pele.
A face (rosto) é a região que mais sofre com os efeitos do frio, por isso não caia na tentação da água quente para lavar, use sempre água fria, pois é uma maneira de manter a hidratação da face e prevenir a flacidez. Esponjas ou buchas também devem ser deixadas de lado, pois é uma região muito sensível. O ideal é fazer a higienização com sabonete ou loção, logo após tônico e hidratante, apropriados ao seu tipo de pele.

Usar sempre o filtro solar, pois até no inverno a radiação ultravioleta permanece, afetando a pele durante a exposição do dia-a-dia.
As peles oleosas (lipídicas) e seborréias também podem apresentar desidratação, devem utilizar hidratantes mais leves em forma de gel, que tenha em sua formula algum álcool e que não engordurem a cútis. As peles mais secas (alípicas) adaptam-se melhor a cremes mais oleosos.
Dicas:
Utilize sabonete, tônico e hidratante facial, apropriado ao seu tipo de pele;
Utilize sabonetes líquidos que agride menos a pele, pois, tem pH mais adequado;


Use filtro solar todos os dias;


Não use com freqüência, esponjas ásperas ou esfoliantes, mesmo sendo no corpo, deve-se respeitar o ciclo de renovação celular que é em torno de 20 dias ou mais;
Use óleos corporais após o banho, mas observe no rótulo se deve ser enxágüe logo após ou não;
Evite passar creme ou óleos engordurantes no colo e na parte superior das costas, pode provocar foliculite e acne;


Beba água com freqüência;


Cuide da sua alimentação, sendo mais saudável possível;


Pratique atividades físicas;
Faça tratamentos faciais como forma de prevenção, ou para minimizar os efeitos do envelhecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário