quinta-feira, 18 de julho de 2013

Três hábitos que fazem viver mais

Envelhecer não tem saída - você e todo mundo vai passar por isso (ainda bem!). A questão é como melhor a qualidade de vida ao longo dos anos e aproveitar o que a vida tem de bom. No livro O Plano dos 17 dias para manter-se jovem (editora Fontanar), o médico americano Mike Moreno (autor da dieta dos 17 dias) dá ideias-chave que blindam a saúde física e mental e prolongam a vida.

- Hidrate-se. E não só quando está malhando. Beber bastante líquido regula a circulação sanguínea e ajuda no transporte de nutrientes para as células. Também mantém a mucosa do nariz e dos pulmões saudável e, com isso, facilita a respiração e evita a entrada de vírus e bactérias que causam doenças.

- Leia. Qualquer atividade mental que desafie sua mente (como ler livros e revistas, navegar na internet, jogar joguinhos no celular e fazer palavras cruzadas) faz seu relógio cerebral andar para trás, pois ativa diferentes conexões cerebrais e estimula o nascimento de novos neurônios.

- Malhe. Os exercícios bombeiam mais sangue oxigenado para o cérebro, o que melhora as funções cognitivas e turbina a produção de neurotransmissores - doenças típicas do envelhecimento, como Parkinson e demência, são causadas por uma baixa presença dessas substâncias no sistema nervoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário